sexta-feira, 18 de março de 2011



Ditadura: Aspectos Positivos e Negativos

          Hoje em dia, existem tanto as ditaduras pessoais como as de classe-poder concentrado em um único partido, nas forças armadas, no proletariado, etc. Porém, mesmo no caso das ditaduras de classe, o poder tende a se concentrar em um líder. Os ditadores contemporâneos usam os poderes adquiridos para estabelecer um sistema governamental permanente, despótico e, às vezes, autocrático. Freqüentemente, enganam o povo no papel de seu defensor e manipulam as instituições democráticas para consolidar seu poder.
Nessa forma de governo, o poder é centralizado e as divergências são reprimidas, assim como qualquer mecanismo que tente diminuir o poder dos ditadores. Por essas razões, governos ditatoriais tendem a tomar decisões de maneira mais ágil, tendem a ser mais dinâmico.
           Negativamente, é marca das ditaduras o desrespeito à liberdade individual. Essa afirmação se comprova pela constatação de que os governantes, em muitos casos, não hesitam em lançar mão da força bruta contra opositores para tornarem aceitos os seus procedimentos. Outra forma de repressão, típica das ditaduras atuais, é a censura à produção cultural, a qual, somada à manipulação dos meios de comunicação em massa, dá ao governo a possibilidade de dirigir a mente do povo.
            Outro problema das ditaduras é a falta de participação popular na discussão dos assuntos de governo. Daí, o poder dos ditadores de decidirem em favor de si mesmos ou em favor de sua classe (a dominante). Por esses motivos, em países onde vigoram ditaduras, as decisões tomadas, muitas vezes, não são tão benéficas à maioria da população quanto são à minoria que detém o poder.
Alunas:
Ana Paula Silva
Andressa Gonçalves Alves
Julianna Rosa

13 comentários:

  1. A tendência é que acabe os governos ditatoriais, pois a cada dia que passa a democracia está mais presente no mundo onde a mídia colabora para divulgar os fatos que acontecem no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Esse aumento de países aderindo à democracia, faz crescer o consumo de produtos norte-americanos(E.U.A), pois, sua hegemonia cresce junto com a democracia.

    ResponderExcluir
  3. É essa reluntancia que faz com que o EUA seja tão a favor da democrecia o seu lucro sobre essa nova forma de governo cresce constantemente .

    ResponderExcluir
  4. Tudo se cresce junto com a democracia, assim prejudicando tudo e todos!!!

    Parabéns...
    pra nos (Ju, AnA)

    ResponderExcluir
  5. Que texto mais lindo, que trabalho mais bem elaborado!

    ResponderExcluir
  6. Dona Julianna é suspeita pra falar.... mais realmente ficou ótimo...kk!!

    ResponderExcluir
  7. É um jeito inteligente de pensar Lais, será que é apenas boa vontade dos EUA? Sendo que desde a 1ª GM os EUA buscam poder, expandir seus mercados, então fica uma grande pergunta, qual o interesse dos EUA? É um assunto interessante de se aprofundar. Belo trabalho o de vocês.

    ResponderExcluir
  8. parabens JU ANA E ANDRESSA pelo texto ficou muito bom..

    ResponderExcluir
  9. Como os meios de comunicação estão divulgando tudo o que acontece,e o povo querendo participar dos assuntos do governo a ditadura se caminha para o fim .

    ResponderExcluir
  10. Quando você liga a TV, talvez não perceba, mas existe uma ditadura da propaganda. Preste atenção nas diversas categorias de produtos anunciadas, e veja se existe alguma marca diferente das que você já conhece de longa data:

    ResponderExcluir
  11. ficou muito bom o trabalho de vcs

    ResponderExcluir
  12. a única coisa que eu posso dizer disso tudo, é que na minha opinião, não se pode deixar o povo tomar conta, mas que eles precisam estar atentos com o que acontece em sua "casa", isso têm.

    ResponderExcluir
  13. é bom estar sempre de olhos abertos em relação aos governates..

    ResponderExcluir